Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 19, 2010

PAP DE CENTRO DE MESA E ALMOFADAS

Para festejar o outono, fiz um centro de mesa e almofadas em cores terrosas, um modelo retirado da revista "Quilter's World" da qual tenho a assinatura online.
As estrelas foram as escolhidas, porém diferentes das duas anteriores.  Essa estrela em triângulo perfeito é muito fácil de ser feita e uma beleza para os olhos.
Escolhi primeiramente os 8 tecidos para as oito pontas da estrela, sendo duas tonalidades de cada cor: amarelo, laranja, vinho e verde, sempre mais para tons outonais, ou seja, mais sombrios, fechados.  Foram estas as 8 estampas selecionadas.



Com a placa e o cortador circular cortei tiras de nove centímetros e posteriormente quadrados com estas mesmas dimensões.  Eu iria precisar de 5 blocos, 3 para o centro de mesa e dois para as almofadas.


  
O passo seguinte foi marcar com o ferro de passar o centro em diagonal de cada quadrado e costurar de duas em duas cores nessa marca, com margem de costura de 0,5 cm. Em seguida cortar o triângulo sobrante e passar abrindo o quadrado.



Eu poderia ter aproveitado os dois lados mas como não planejei isso anteriormente, não foi possível fazê-lo pois teria que ter deixado o quadrado com 1 cm a mais, ou seja, com 10 cm.



Em seguida, em tom de bege, cortei quatro retângulos para cada bloco na medida de 15 X 8 cm para fazer os "flying geese".  O retângulo deve ter o dobro do lado do quadrado menos 1 cm que é para que os quadrados transpassem no centro do retângulo.
Finalmente cortei mais 4 quadrados beges de 8 cm para os cantos de cada bloco.

 


Agora era só montar:  para o quadrado central foram quatro quadrados com dois triângulos diferentes cada. Observem que procurei colocar as mesmas cores em oposição.



Para fazer os flying geese pegamos o retângulo e colocamos o primeiro quadrado sobre o mesmo fazendo uma costura em diagonal e depois cortamos um triângulo na ponta e abrimos novamente o retângulo com a ponta colorida e depois colocamos o quadrado do outro lado, tomando cuidado para que a posição das cores combine com as do quadrado central.





Após montar o quadrado central, colocamos os quatro flying geese em posição:



Nas laterais 4 flying geeses com lados em cores diferentes, combinando com as pontas do quadrado central, como mostra a foto acima.
Primeiramente uni o quadrado central com os retangulos correspondentes.


Posteriormente os retângulos contrários unidos aos quadrados externos. 


 

Para finalizar o bloco coloquei uma faixa verde escura com os vértices verde manchado de claro e escuro.



Concluídos os 5 blocos, passei à montagem do centro de mesa com os três blocos correspondentes na diagonal permeados por triângulos bege.



Concluída esta parte era necessário fazer as bordas, primeiro uma pequena com 5 cm  na cor bege e depois uma com 10 cm  com as cores do trabalho e finalmente formar o acolchoado .





Unidas as três camadas, topo, manta e forro, agora só falta quiltar...






Um comentário:

Anônimo disse...

Sandra, que delícia de PaP.
Ficou lindo!
Que espaço gostoso de se visitar.

Bjks.