Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 30, 2010

LOG CABIN NATALINO

Fazer um Log Cabin (cabana de toras) é uma delícia mas se você tem dificuldade em fazê-lo, acompanhe este pap que o seu trabalho ficará muito mais fácil.
Adquiri este tecido já há algum tempo mas a pena de cortar as suas flores pelo meio foi sempre um impedimento para a realização de algum projeto, foi quando tive a idéia de usar apenas as flores menores como centro de um log cabin, e acabei fazendo duas almofadas e um centro de mesa.




Após definir que usaria as flores menores determinei que cortaria quadrados com 10 cm de lado ou 4" e que cada tira de tecido teria 5 cm ou 2".


Esse tecido é bege, cinza e verde, contornado por filetes dourados, por isso escolhi 3 tecidos verdes nos tons que colorem as folhas e 3 tons de bege. 
O Log Cabin deve ser iniciado pelo lado menor, neste caso como é um quadrado iniciei pelo lado que ficaria para cima, assim, optei por acompanhar o sentido horário e apliquei a primeira faixa no tom mais claro de bege.  As medidas foram de 10 x 5 cm.



 Bem, a segunda etapa ainda no mesmo tom de bege foi feita desde o bege já pregado até o final do centro.  É importante dizer que a margem de costura já está considerada nestas medidas e que achei melhor deixa-la com 0,5 cm ou seja, coloquei a agulha da máquina bem à direita.  Para garantir que a costura não se deslocasse, para isso, usei essa pecinha que norteia a base de aplicação e que é facilmente encontrada nas casas de aviamento ou de peças para máquinas de costura.


             


 Em seguida fiz a parte de baixo com o tom mais claro de verde acompanhando toda a área verde e bege da etapa anterior.




Finalmente circundei o centro com a outra parte verde que correspondeu ao verde já colocado mais a parte central e a faixa bege.




Agora vem a segunda carreira de faixas que novamente começa por cima com um tom de bege mais escuro.





Logo após acrescentei o outro lado bege sobre o bege anterior.




Consequentemente agora vem o lado menor de verde e  logo depois o outro lado.


  


Para terminar o bloco é necessário continuar o  processo até que estejam colocadas as 3 carreiras de faixas.  Caso queira, você pode fazer com 4 ou 5 carreiras mas preferi fazer com 3 pois o resultado final já estava com 40 cm como eu desejava para as almofadas.




Quanto ao centro de mesa, fiz mais 4 motivos iguais a este e os uni formando a tradicional escadinha  porém é interessante dispor os blocos em várias posições para escolher qual a melhor para o  trabalho desejado, existem várias formas de ordenar o Log Cabin.





Para finalizar, quiltei com linha dourada não laminada da  Sylko.
Desejo que voces realizem um belo trabalho e depois me mandem uma foto que terei imenso prazer em postá-la aqui.  Assim, pronto é uma beleza.








4 comentários:

Marcia Freitas disse...

Olá Sandra.
Adorei o pap, tenho um tecido estampado aqui que se encaixa direitinho. Vou fazer, depois ponho fotos, ok???
Acabei de criar meu blog, ainda estou montando:www.marciapatch.com
Sandra, vc tem alguem na sua família hamada Luzia Vinagre? Ja fiz curso de bolos confeitados com ela em Vassouras. Será que é só coincidencia no nome???? Fiquei curiosa.
Um grande abraço e parabéns pelos lindos trabalhos.

Viviane Ruivo disse...

Ai, adorei o PAP e com ctz irei fazer. Sei blog é um doce! Bjus querida!!!

Sandra Vinagre disse...

Oi Nininha, obrigada por visitar p Blog. Não sei se tenho parentes em Vassouras, sou de Belém e como já saí de lá há mais de 40 anos, não sei se uma das minhas primas se chama Luzia. Atualmente moro no Rio. Beijocas

Regiane Artesanatos disse...

Sandra, ficou fantastico!!!!! Muito obrigada!!!