Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 30, 2010

LOG CABIN NATALINO

Fazer um Log Cabin (cabana de toras) é uma delícia mas se você tem dificuldade em fazê-lo, acompanhe este pap que o seu trabalho ficará muito mais fácil.
Adquiri este tecido já há algum tempo mas a pena de cortar as suas flores pelo meio foi sempre um impedimento para a realização de algum projeto, foi quando tive a idéia de usar apenas as flores menores como centro de um log cabin, e acabei fazendo duas almofadas e um centro de mesa.




Após definir que usaria as flores menores determinei que cortaria quadrados com 10 cm de lado ou 4" e que cada tira de tecido teria 5 cm ou 2".


Esse tecido é bege, cinza e verde, contornado por filetes dourados, por isso escolhi 3 tecidos verdes nos tons que colorem as folhas e 3 tons de bege. 
O Log Cabin deve ser iniciado pelo lado menor, neste caso como é um quadrado iniciei pelo lado que ficaria para cima, assim, optei por acompanhar o sentido horário e apliquei a primeira faixa no tom mais claro de bege.  As medidas foram de 10 x 5 cm.



 Bem, a segunda etapa ainda no mesmo tom de bege foi feita desde o bege já pregado até o final do centro.  É importante dizer que a margem de costura já está considerada nestas medidas e que achei melhor deixa-la com 0,5 cm ou seja, coloquei a agulha da máquina bem à direita.  Para garantir que a costura não se deslocasse, para isso, usei essa pecinha que norteia a base de aplicação e que é facilmente encontrada nas casas de aviamento ou de peças para máquinas de costura.


             


 Em seguida fiz a parte de baixo com o tom mais claro de verde acompanhando toda a área verde e bege da etapa anterior.




Finalmente circundei o centro com a outra parte verde que correspondeu ao verde já colocado mais a parte central e a faixa bege.




Agora vem a segunda carreira de faixas que novamente começa por cima com um tom de bege mais escuro.





Logo após acrescentei o outro lado bege sobre o bege anterior.




Consequentemente agora vem o lado menor de verde e  logo depois o outro lado.


  


Para terminar o bloco é necessário continuar o  processo até que estejam colocadas as 3 carreiras de faixas.  Caso queira, você pode fazer com 4 ou 5 carreiras mas preferi fazer com 3 pois o resultado final já estava com 40 cm como eu desejava para as almofadas.




Quanto ao centro de mesa, fiz mais 4 motivos iguais a este e os uni formando a tradicional escadinha  porém é interessante dispor os blocos em várias posições para escolher qual a melhor para o  trabalho desejado, existem várias formas de ordenar o Log Cabin.





Para finalizar, quiltei com linha dourada não laminada da  Sylko.
Desejo que voces realizem um belo trabalho e depois me mandem uma foto que terei imenso prazer em postá-la aqui.  Assim, pronto é uma beleza.








quarta-feira, setembro 29, 2010

APROXIMA-SE O NATAL

Desde agosto estou fazendo coisas para o Natal.  Além do Jogo americano que já mostrei resolvi enfeitar meu sofá com algumas almofadas com motivo de estrelas.  Elas ficaram muito boas e foram tiradas de revistas nacionais que coleciono.

A primeira foi uma estrela de 8 pontas usando um tecido importado que comprei há algum tempo na Lidoquilt (http://www.lidoquilt.com.br/).  A composição em vinho é com tecido nacional comprado aqui mesmo no Rio na Estação do Ponto (http://www.estacaodoponto.com.br/).



A outra também foi feita em estrelas porém usando quadrados e triângulos na técnica piecing.  Usei os mesmos tecidos da anterior para formar um belo par.  Esse tecido bege é estampado em dourado por isso quiltei com linha dourada não laminada da silko.




Vejam como ficaram lindas no sofá, agora já recheadas.



domingo, setembro 26, 2010

PRODUÇÕES DE 2010, UM NOVO RECOMEÇO

Na tentativa de sair da depressão que me assolou durante todo o primeiro semestre deste ano comecei a fazer algumas pecinhas de patch para enfeitar minha casa.
Comecei com um trabalho já iniciado há algum tempo, um easy patch comprado na Eva & Eva que espero usar no NATAL.  Fiz 8 paninhos americanos com seus respectivos porta-copos.


Me entusiasmei e resolvi desenterrar um Bargello (meu UFO de estimação) que estou quiltando e em breve mostrarei já pronto, postarei aqui mesmo.  Por enquanto vou colocar a versão que ele tinha enquanto estava com uma falha (já corrigida), espero que voces a descubram.
É uma ODE ao verde.






BONECOS E BICHINHOS EXECUTADOS POR MIM

Finalmente, depois de tanto tempo ausente, resolvi voltar a colocar meus trabalhinhos aqui.  Estes bichinhos foram feitos no decorrer desses 5 anos que faço patch.

Essa coelha é linda e foi presenteada a minha neta Anne

 

Esta elefantinha foi uma encomenda de São Paulo, presente que a Roberta, minha sobrinha deu para uma amiga.  (A bonequinha é a Anne com + ou -  1 ano).




A sapinha Lola era para  Angélica mas Anne, que era ainda um bebê foi logo arrancando os olhinhos.



Aqui está o primeiro boneco que fiz,  Anne ainda estava na barriga da mamãe.  Ele é uma criação da Aimée  executado por mim.



Logo depois dele eu fiz a boneca jardineira em duas versões, uma para mim e outra para Iná, minha melhor amiga.  Ela está pendurada no seu quarto.




Quando chegou a páscoa de 2007  fiz estas coelhinhas  para alegrar algumas amigas, a Sheyla M foi uma delas.




Fiz também estas duas coelhinhas gemeas que dei para as netas Anne e Sabrina pela páscoa de 2006.  Quando fui a Cuba, levei a da Sabrina para que enfeitasse seu berço.




A pimentinha ficava no berço da  Anne quando ela nasceu, hoje não sei por onde anda.




Uma das minhas últimas produções de 2007 foi esta abelhinha que dei para a Robertinha colocar no computador, ela é uma fofura, não acham?